Em 2014, a Volvo realizou a maior renovação de sua linha de caminhões desde que iniciou as operações industriais no Brasil há quase quatro décadas. A nova geração dos caminhões pesados (linha F) incorpora o uso ainda mais intenso de tecnologia digital, introduzindo várias inovações.
Conectividade. A nova arquitetura eletrônica conecta o caminhão com a mais avançada telemetria para o transporte. O sistema I-See, por exemplo, reconhece a topografia das estradas por onde passa, otimizando as mudanças de marchas em favor da produtividade e da economia de combustível. Outra inovação que surpreende é o My Truck, um aplicativo que reproduz no celular, de forma remota, várias funções do painel de instrumentos. O VOAR on Call (Volvo Atendimento Rápido) permite, através do toque de um botão no painel, que o motorista entre em contato com a Volvo para atendimentos emergenciais na estrada, 24 horas nos 7 dias da semana.
Segurança. O design inovador amplia a visibilidade em 20%. O FH carrega ainda uma série de itens que reforçam a posição de liderança mundial da Volvo em segurança. Pode vir equipado com ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), ACC (Piloto Automático Inteligente) e LKS (Monitoramento da Faixa de Rodagem).
Design. A revolução do novo FH começa no design ainda mais aerodinâmico. O interior também é todo novo. A cabine ficou um metro cúbico maior. É mais confortável e segura na hora de trabalhar e descansar. O motorista dirige e enxerga melhor.
Configurações. A Volvo também expande sua oferta com novas configurações. Os destaques são o FM, com o motor 380 cv; o FMX, com tração integral nas versões 4x4 e 6x6; o FH 8x2, único de sua categoria a sair de fábrica com essa configuração de eixos; e o FH 8x4, para cargas indivisíveis.
Os caminhões semipesados da linha VM também foram atualizados, passando a vir equipados com o câmbio eletrônico I-Shift, além de trazer várias mudanças internas que garantem ainda melhor ergonomia ao veículo, proporcionando mais conforto e segurança aos condutores.