Norteada pela visão de tornar-se líder global em soluções de transporte sustentável, a Volvo busca reduzir continuamente os impactos ambientais provocados por seus produtos e atividades industriais. Neste último aspecto, vem adotando de forma bem-sucedida uma série de processos contra o aquecimento global, centrados em uma estratégia voltada à eficiência energética e à economia de baixo carbono.
A Política Ambiental do Grupo Volvo tem abrangência mundial e passa por constantes atualizações. O Código de Conduta da organização estabelece dois princípios que devem nortear todos os projetos ambientais: eficiência dos recursos (os produtos e processos são projetados de modo que a energia e as matérias-primas sejam utilizadas eficientemente e que a geração de resíduos seja minimizada) e o princípio da prevenção (evitando materiais e métodos que apresentem risco ao meio ambiente e à saúde quando alternativas apropriadas estiverem disponíveis).
Tendo como base as diretrizes globais, as fábricas brasileiras localizadas nas cidades de Curitiba (PR) e Pederneiras (SP) vêm realizando um intenso trabalho para aprimorar o seu sistema de gestão ambiental. As duas unidades operam com certificação ISO 14001 desde 2000 e 2001, respectivamente, e, nos últimos dois anos, não registraram multas significativas nem sanções não monetárias resultantes de não conformidade com leis e regulamentos ambientais.