Desde 2001, o Grupo Volvo é signatário do Pacto Global (Global Compact) criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para disseminar princípios relacionados a quatro áreas: Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção Ambiental e Anticorrupção.
A organização também procura contribuir para que o Brasil cumpra os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio formalizados na Declaração do Milênio iniciativa da ONU. Por meio dela, os 189 países signatários comprometeram-se a atingir até 2015, condições mínimas para o desenvolvimento sustentável, consolidados em oito grandes objetivos.
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
2. Atingir a universalização do ensino fundamental
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Promover uma parceria mundial para o desenvolvimento
Compromisso com o WWF
Desde 2010, o Grupo Volvo é membro do Programa Defensores do Clima do World Wide Fund for Nature (WWF), uma das mais respeitadas redes internacionais voltadas à conservação da natureza. Trata-se de um programa único que mobiliza empresas multinacionais líderes para cortar, em termos absolutos, suas emissões de CO2 e exercer liderança no tema de mudanças climáticas.
A Volvo foi o primeiro fabricante de veículos em todo o mundo a assinar o acordo, que inicialmente incluía apenas o segmento de caminhões e depois passou a ser estendido para os segmentos de ônibus e equipamentos de construção. Pelo acordo, a Volvo está comprometida em reduzir as emissões de gás carbônico produzidas por seus produtos e suas fábricas, bem como com o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao transporte sustentável.