Desde a formulação de sua primeira Declaração Ambiental, em 1972, o Grupo Volvo preocupa-se em gerenciar de forma estruturada as questões relacionadas ao meio ambiente.
A Política Ambiental da organização tem abrangência mundial e passa por constantes atualizações. Sua estrutura é suportada por quatro grandes pilares estratégicos:
1. Visão holística: o impacto ambiental dos produtos deve ser gerenciado em todo o seu ciclo de vida - do processo de conceituação ao de descarte.
2. Melhoria contínua: os programas ambientais devem ser integrados e monitorados em todas as unidades.
3. Desenvolvimento tecnológico: investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento em prol da responsabilidade ambiental.
4. Uso eficaz dos recursos: considerando o processo produtivo e o ciclo de vida dos produtos.
Além disso, o Código de Conduta do Grupo Volvo estabelece dois princípios que devem nortear todos os projetos ambientais da organização:
Eficiência dos recursos: os produtos e processos são projetados de modo que a energia e as matérias-primas sejam utilizadas eficientemente e que a geração de resíduos seja minimizada.
Princípio da precaução: o Grupo Volvo apoia esse princípio, evitando materiais e métodos que apresentem risco ao meio ambiente e à saúde quando alternativas apropriadas estiverem disponíveis.