Relatório de
Sustentabilidade 2013 / 2014

O Grupo Volvo no Brasil - Pederneiras

Fábrica de Pederneiras

Localizada em Pederneiras, a 330 quilômetros de São Paulo, a fábrica de equipamentos de construção da Volvo produz equipamentos tanto da marca Volvo como da marca SDLG, e empregava 691 funcionários, 18 estagiários e 28 aprendizes em 2014.

Seguindo o plano de eficiência, em 2014, a Volvo Construction Equipment decidiu interromper a produção de motoniveladoras e retroescavadeiras da marca. A empresa priorizará investimentos nos demais equipamentos fabricados, buscando melhorar a eficiência organizacional. A fábrica de Pederneiras é uma das três unidades globais que produz motoniveladoras e retroescavadeiras. A paralisação da produção será feita de forma gradativa, ao longo de 2015. Todos os demais equipamentos continuarão sendo produzidos normalmente.

Mapa de Pederneiras
Produção média diária da planta de Pederneiras em 2014

Marca Volvo CE:

Pás-carregadeiras

2,5

Motoniveladoras

2,6

Caminhões
Articulados

1,2

Compactadores Solo

0,6

Retroescavadeiras

2,7

Escavadeiras

2,8

Marca SDLG:

Escavadeiras

0,7

Escavadeiras SDLG passaram a ser produzidas em Pederneiras

Em 2013, a fábrica de Pederneiras passou a produzir quatro modelos de escavadeiras de esteira da marca SDLG. A Volvo Construction Equipment, braço da companhia que produz equipamentos de construção, possui 70% da Shandong Lingong Construction Machinery, empresa que fabrica as máquinas SDLG e é uma das maiores montadoras de carregadeiras do mundo.

Para implantar essa primeira linha de produção de equipamentos SDLG fora da China, onde está situada a sede da empresa, a Volvo realizou investimentos de US$10 milhões. A fabricação das escavadeiras SDLG é realizada em uma nova área fabril, no mesmo terreno em que são produzidos as máquinas e equipamentos da Volvo. A estrutura da SDLG, no entanto, está totalmente separada da existente para os produtos Volvo, com identificação e padrões próprios da marca.

A decisão de instalar a fábrica da SDLG no mesmo terreno onde já são produzidos os equipamentos da Volvo foi tomada para aproveitar a sinergia e a expertise oferecida pela estrutura fabril já existente, o que contribui para acelerar o processo de expansão da marca no mercado brasileiro e latino-americano.