O relacionamento contínuo com os públicos estratégicos (stakeholders) contribui para assegurar que as operações do Grupo Volvo agreguem valor tanto para a organização como para a sociedade.
Os principais públicos estratégicos do Grupo Volvo no Brasil são seus funcionários; clientes; fornecedores; rede de concessionárias, distribuidores e importadores; representantes do governo e de instituições empresariais; sindicatos; organizações não governamentais; as comunidades do entorno das fábricas e a sociedade em geral.
A organização investe na criação e na manutenção de diversos canais para estreitar os laços com esses públicos, primando pela clareza, veracidade, relevância, consistência e transparência na divulgação de fatos e promoção de produtos e atributos da marca, em todas as esferas de negócio.
Em 2014, o Grupo Volvo revisou e atualizou o processo de identificação de temas materiais para a organização e para os stakeholders. Nesse processo, a matriz de materialidade da organização encontra-se atualmente composta por 20 temas, apresentados na seguinte ordem decrescente de importância: satisfação do cliente, compliance legal, eficiência energética (produtos), emissões (produtos), ética nos negócios e integridade, funcionários qualificados, segurança (veículos e equipamentos), desempenho financeiro, saúde e segurança ocupacional, inovação, combustíveis (disponibilidade e qualidade), direitos humanos, impacto ambiental das operações, cadeia de suprimentos, gerenciamento de risco, eficiência do sistema de transporte, diversidade e inclusão, uso e descarte do produto, engajamento com a sociedade, liderança e conhecimento compartilhado.
No Brasil, ainda não foi realizado um processo estruturado de materialidade. Entretanto, a organização busca responder às questões e expectativas levantadas por seus diversos stakeholders por meio dos vários canais de relacionamento disponíveis.
A Volvo no Brasil possui um grupo de executivos representantes das áreas de comunicação e marketing de todas as áreas de negócios (Corporativa, Ônibus, Caminhões, Volvo CE, Volvo Financial Services e Comunicação GTO), que avaliam se as mensagens publicitárias que serão divulgadas estão de acordo com as diretrizes e princípios organizacionais. A Volvo atua dentro das normas do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e dos códigos de conduta da Associação Brasileira de Anunciantes e da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Em 2013 e 2014, não foram registradas notificações por desrespeito a regulamentos e leis e a códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio.
Stakeholder | Canais de relacionamento |
Clientes |
- Interação nas operações diárias - Pesquisas de satisfação e de imagem de marca - Treinamentos - Eventos - Entregas técnicas de produtos - Revistas e boletins impressos e eletrônicos - Portais na internet - Diálogo nas redes sociais - Volvo Action Service - Visitas à fábrica |
Funcionários |
- Interação nas operações diárias - Equipes autogerenciáveis - Comissão de Fábrica - Revisão regular do Plano de Desenvolvimento Pessoal (PBP) - Pesquisa de engajamento - Intranet - TV corporativa - Revistas e boletins impressos e eletrônicos |
Rede de distribuição |
- Interação nas operações diárias - Eventos de alinhamento e planejamento - Treinamentos - Extranets - Revistas e boletins impressos e eletrônicos |
Fornecedores |
- Interação nas operações diárias - Portal do fornecedor na internet - Eventos - Treinamentos |
Sindicatos |
- Interação com Comissão de Fábrica - Reuniões e assembleias |
Governo e instituições empresariais |
- Participação em instituições e associações empresariais - Iniciativas conjuntas |
Comunidade do entorno |
- Centro Volvo Ambiental - Fundação Solidariedade - Projeto Capoeira e Cidadania - Projetos de voluntariado - Pesquisas |
Organizações não governamentais |
- Eventos - Projetos em parceria |