No segmento de equipamentos de construção, a Volvo lançou no Brasil e na América Latina em 2014 o Dealer Operating Standard (DOS), criado para estimular a rede de distribuição a entregar de forma consistente os produtos e serviços tanto da Volvo como da SDLG. Trata-se de um programa global de desenvolvimento de distribuidores que estabelece padrões para as áreas de administração geral, gestão da marca e comunicação de marketing, vendas de máquinas, logística de peças, serviço e pós-venda, desenvolvimento de competências, entre outras. Em sintonia com a estratégia de “dual brand” da organização, o DOS apresenta versões distintas para os distribuidores Volvo CE e SDLG.
Por meio de sua área de Desenvolvimento de Competências, a Volvo CE oferece uma ampla programação anual de capacitações direcionadas à rede de distribuição. Os treinamentos estão estruturados em três grandes eixos: técnico (voltado aos técnicos mecânicos de oficina e de campo), comercial (para vendedores e engenheiros de vendas) e gestão (voltado ao pós-venda comercial e a alguns sistemas). Os programas de treinamento são oferecidos por meio dos portais Volvo CE Learning Center e Competence in Focus, que, além da gestão dos treinamentos presenciais, ainda disponibilizam cursos de e-learning e aulas gravadas em vídeo.
A cada dois anos, as equipes dos distribuidores da Volvo CE são estimuladas a participar de uma competição mundial denominada Masters Cup. O objetivo dessa competição é aprimorar, por meio de provas práticas e teóricas, a capacidade técnica dos mecânicos, bem como do pessoal das áreas de peças de reposição. Além disso, o Masters Cup incentiva o compartilhamento de melhores práticas, o networking global, além de reconhecer novos talentos. Na edição 2013-2014, a equipe brasileira do distribuidor Tracbel ficou em quarto lugar, numa maratona que reuniu três mil técnicos de todo o mundo.