Relatório de
Sustentabilidade 2011 / 2012

Biodiversidade

Em Curitiba (PR), a Volvo ocupa um terreno com cerca de 1,3 milhão de metros quadrados. Cerca de 65% desse espaço estão localizados dentro de uma Unidade de Conservação denominada Área de Proteção Ambiental Estadual do Rio Passaúna. Já a unidade de Pederneiras não se encontra localizada dentro de uma área protegida ou em suas adjacências.

Ao realizar o planejamento para instalação e ampliação da indústria, todos os requisitos legais são respeitados. Licenças ambientais para remoção de árvores, para execução de obras, aterros ou até mesmo em casos de ruído devido à queima de fogos em eventos comerciais são devidamente solicitadas e emitidas pelo órgão ambiental competente.

No terreno da fábrica de Curitiba existem nascentes e cursos d’água cujas matas ciliares são devidamente preservadas, não sendo permitidas obras ou outras intervenções nesses locais. Também são encontrados dois bosques nativos relevantes de araucárias, cadastrados junto à Prefeitura Municipal de Curitiba, totalizando 201.000 m2 de área.

Para promover uma melhor gestão dos seus impactos na biodiversidade, a Volvo realiza diagnósticos ambientais sempre que necessário. Com o apoio de uma consultoria externa, o diagnóstico ambiental levanta os requisitos legais aplicáveis e também realiza um levantamento de campo envolvendo aspectos do meio físico (clima, geologia, geomorfologia, pedologia, hidrografia, etc.), do meio biótico (cobertura vegetal, fitogeografia, árvores isoladas, etc.) e do meio antrópico (aspectos socioeconômicos, infraestrutura, etc.).

Por meio do diagnóstico ambiental foram levantadas nos bosques nativos 23 espécies de aves, 3 espécies de mamíferos, uma de réptil e uma de anfíbio. Todas elas ainda não apresentavam riscos significativos de extinção de acordo com os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês). Entretanto, em termos de flora, das seis espécies identificadas, cinco delas apresentavam vulnerabilidade e uma já estava na lista vermelha da IUCN.

Para promover a conservação, a Volvo criou o Centro Volvo Ambiental. Localizado ao lado da fábrica de Curitiba (PR), é um espaço destinado à cultura, ao empreendedorismo e ao lazer com foco no meio ambiente. Foram criadas três trilhas em meio ao bosque. A Trilha das Araucárias, com 984 metros de extensão, é a maior de todas. Já a Trilha da Figueira possui 498 metros. E a Trilha das Bromélias, que possui 563 metros, faz a ligação entre as outras duas. Elas são destinadas a estudantes, pesquisadores, educadores, grupos de escoteiros, funcionários da Volvo e seus dependentes, visitantes da Associação Viking e à comunidade de forma geral.