Relatório de
Sustentabilidade 2011 / 2012

Materiais

O Grupo Volvo foi uma das empresas pioneiras na utilização de listagens com critérios para gerenciar e eliminar os produtos químicos nocivos de seus produtos e instalações de produção. Para todos os projetos, existem – desde 1996 – listas revisadas periodicamente que estabelecem proibições de uso (Lista Negra) e restrições (Lista Cinza) relacionadas ao uso de materiais que venham a causar impactos à saúde e ao meio ambiente. Por meio de um sistema informatizado para cadastramento e aprovação de produtos químicos, as áreas responsáveis podem atuar preventivamente, buscando eliminar e substituir produtos sempre que necessário.

Para sintonizar seus critérios internos que envolvem a gestão de substâncias perigosas com os requisitos da indústria automotiva global, o Grupo Volvo decidiu adotar mundialmente, no início de 2010, o Global Automotive Declarable Substance List (GADSL) para os novos projetos envolvendo peças e produtos. O GADSL contém duas categorias de substâncias: aquelas que são de uso proibido nos produtos e as substâncias que devem ser declaradas para o produto. Comparativamente às Listas Cinza e Negra, o GADSL é mais extenso, incluindo mais substâncias químicas.

As Listas Cinza e a Lista Negra continuarão a ser usadas para todas as peças preexistentes e remanescentes, bem como para todos os produtos químicos de processos utilizados nas instalações internas.