Desde o dia 1º de janeiro de 2012, o Grupo Volvo passou a ter uma nova estrutura organizacional, voltada para tornar a organização cada vez mais ágil e eficiente. Uma das principais mudanças diz respeito ao melhor aproveitamento do potencial global das marcas e produtos do Grupo. Busca-se também uma governança ainda mais clara e mais eficiente com um foco mais definido nas marcas e clientes.
Anteriormente, o Grupo Volvo operava as suas várias marcas de caminhões como unidades independentes. Com as mudanças, as operações da Volvo Trucks, Renault Trucks, Mack Trucks e UD Trucks passam a ter suas gestões de marketing, vendas, compras, engenheira, logística e produção cada vez mais integradas e sob uma coordenação central realizada diretamente pelo CEO do Grupo. O grande objetivo é a sinergia das operações, a redução das duplicidades, a simplificação de processos e a maior agilidade na tomada de decisões e execução. A organização torna-se, assim, uma empresa multimarca com uma estrutura multimarca atuando em multimercados.
Nessa nova configuração, o Brasil assume uma importância ainda maior, já que passa a ter responsabilidades pelos negócios da Volvo Trucks e da Renault Trucks em toda a América Latina, com exceção do México, e da UD Trucks em todas as Américas. As demais operações do Grupo, como as atividades de ônibus, equipamentos de construção, serviços financeiros e a Volvo Penta, permaneceram sem alterações.