A Volvo prima pela ética e transparência nas suas relações com o poder público e com as instituições empresariais. Baseada nessa premissa, pauta sua atuação de acordo com as leis vigentes e práticas sensatas e aceitas no País, assumindo uma posição neutra no relacionamento com partidos e candidatos políticos.
A área de Assuntos Governamentais e Institucionais da Volvo é responsável pela construção e gestão das relações da empresa com autoridades, personalidades, políticos e lideranças de instituições representativas empresariais. As normas, diretrizes e políticas que regem essas relações estão estabelecidas na Política de Relações Institucionais adotada pela empresa.
A Volvo apoia o desenvolvimento de políticas públicas que resultem em ganhos sociais e ambientais para toda a sociedade, em linha com seus valores corporativos. Nesse sentido, a empresa lidera desde 1987 um importante movimento em prol da segurança no trânsito, com o Programa Volvo de Segurança no Trânsito. Dentre outros exemplos de iniciativas sintonizadas com diversas políticas de interesse público tanto em questões ambientais, culturais quanto na preservação dos direitos da infância e da adolescência estão o Centro Ambiental Volvo, a Fundação Solidariedade, e o patrocínio de diversos projetos culturais, esportivos e sociais por meio das Leis Federais de Incentivo à Cultura e ao Esporte e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Curitiba-PR).
Participação ativa em instituições empresariais
A Volvo do Brasil mantém laços estreitos de relacionamento com diversas entidades empresariais, que atuam tanto em âmbito regional como nacional. As posições e propostas da empresa são expressas de forma clara, objetiva e fundamentadas em seus valores e princípios.
A Volvo não tem qualquer litígio evolvendo matérias de direito concorrencial, nem apresenta histórico de multas significativas ou sanções não monetárias resultantes de não conformidades com leis e regulamentos nessa área.