As principais informações a respeito de um fornecedor estão consolidadas em um documento denominado Supplier Score Card. Ele é utilizado para medir, monitorar, informar e desenvolver os fornecedores de acordo com seu desempenho. Há também avaliações logísticas de atendimento das necessidades Volvo e um abrangente sistema que avalia diversos parâmetros como estrutura, gestão de risco, responsabilidade social, meio ambiente, qualidade, capacidade produtiva, pós-venda/garantia, avaliação fabril, engenharia, financeiro, produtividade e gerenciamento de subfornecedores.
Um dos instrumentos de avaliação é o Corporate Responsability Questionaire (CSR) um questionário de autopreenchimento que inclui 40 questões envolvendo critérios ambientais e sociais, como condições e ambiente de trabalho, direitos trabalhistas, trabalho infantil e forçado, liberdade de associação, discriminação e ética, de acordo com os princípios do Pacto Global da ONU. Essa avaliação é realizada em todos os fornecedores ativos que se enquadram em segmentos de alto e médio risco como, por exemplo, construção civil, fabricação de brindes, equipamentos de segurança pessoal, entre outros.
Em 2012, do total de 1.654 fornecedores de bens e serviços não automotivos, 100 empresas que atuam em segmentos com alto risco foram requisitadas a realizar o autopreenchimento do questionário CSR. Neste universo, não foram levantados riscos envolvendo direitos humanos, trabalho infantil e/ou forçado. Em 2013, estão sendo avaliados 184 fornecedores que atuam em segmentos de médio risco.
No caso dos fornecedores de bens e produtos automotivos, a avaliação de critérios socioambientais está incluída no SEM (Supplier Evaluation Model). Os fornecedores que possuem desempenho baixo ou alguma restrição não podem receber pedidos de compras da Volvo até que exista um plano de melhoria aprovado. Em 2012, 69 fornecedores apresentaram alguma restrição (stop parameter) como, por exemplo, a falta de certificação ISO 14000. Nesse universo, também não foram levantados riscos envolvendo direitos humanos, trabalho infantil e/ou forçado. Esses fornecedores e os respectivos planos de ação são acompanhados no fórum RAM (Risk Assessment Meeting) da área de Compras, que ocorre mensalmente.
O alinhamento estratégico da Volvo com seus principais fornecedores automotivos é realizado por meio de reuniões anuais (Business Review Meetings) envolvendo executivos de ambas as empresas onde são analisados indicadores de desempenho e avaliadas oportunidades de melhorias e novos negócios.