A Volvo busca trabalhar alinhada e em parceria com seus fornecedores, simplificando e aprimorando processos, com foco no desenvolvimento conjunto, estabelecendo alianças de longo prazo que ampliem os resultados na cadeia de valor. Neste sentido, nos últimos dois anos foram realizadas as seguintes ações voltadas ao desenvolvimento de fornecedores na Volvo:
• Supplier Days: eventos de capacitação e alinhamento realizados com grupos de fornecedores abordando temas estratégicos. A edição de 2011 teve como foco o lançamento da nova linha caminhões pesados e envolveu 38 empresas.
• Participação em eventos realizados pelos fornecedores Volvo para disseminação de requisitos Volvo (qualidade, segurança, meio ambiente, “The Volvo Way”, etc.) para a cadeia produtiva (2009 - Grupo Randon/ 2010 – Schulz/ Metalsa/ 2011 – Grupo Schaeffler/ 2012 – PK Cables/ Johnson Controls).
• Workshops para Desenvolvimento de Fornecedores: o objetivo desses eventos é desenvolver atividades em cooperação com fornecedores para gerar ideias e implantar soluções voltadas ao aprimoramento dos processos fabris e à eliminação de desperdícios em produto, processo e compras.
• Workshops voltados à melhoria de processos envolvendo os fornecedores no sistema de produção da Volvo (Volvo Production System – VPS) que utiliza os conceitos de manufatura enxuta (lean manufacturing).
• Programa Greenhouse Gas (GREHG): implantado em 2008, tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do fornecedor através da aprovação de financiamentos com base na redução de impactos ambientais.
• Programa de Desenvolvimento Operacional (Operational Development - OD): implantado em 2008 está voltado à melhoria contínua dos processos estratégicos da área de Compras. Em 2011, o tema trabalhado com os fornecedores foi a inclusão dos volumes de pós-venda no sourcing de projetos.