No Brasil, a Volvo trabalha com cerca de 1.900 fornecedores cadastrados, incluindo micro, pequenas, médias e grandes empresas. Eles estão segmentados em duas categorias: fornecedores de bens e produtos automotivos (atendem diretamente à área de produção) e fornecedores de bens e produtos não automotivos (atendem a outras demandas da organização como a aquisição de máquinas e equipamentos, serviços, material de escritório, limpeza, comunicação, entre outras).
2010
2011
2012
Número de fornecedores de bens e produtos automotivos
186
232
249
Número de fornecedores de bens e produtos não automotivos
1.666
1.599
1.654
Quantidade total de fornecedores da Volvo no Brasil
1.847
1.831
1.903
O relacionamento da Volvo com seus fornecedores é pautado pela ética e pelo profissionalismo, de acordo com os valores corporativos, com o Código de Conduta do Grupo e também de acordo com padrões internacionais estabelecidos pelo Pacto Global da ONU.
Para o Grupo Volvo a localização do fornecedor não representa um critério formal. A organização considera como fornecedores locais todos aqueles com sede no Brasil.
Desde 2000, a Volvo utiliza em todo o mundo um processo de desenvolvimento de fornecedores voltado a projetos estratégicos globais denominado de Global Sourcing Process (GSP).
Além disso, por meio do Programa “Supplier Involved in Product Development” (SIPD), fornecedores estratégicos são selecionados para desenvolvimento de peças junto ao departamento de Desenvolvimento de Produto da Volvo.