Relatório de
Sustentabilidade 2011 / 2012

Segurança

Ao lado da qualidade e do respeito ao meio ambiente, a segurança é um dos valores corporativos que norteiam todas as ações do Grupo Volvo. No início das operações, em 1927, os seus fundadores, Assar Gabrielsson e Gustav Larsson, registraram em ata que: “Veículos são feitos por pessoas e para transportar pessoas. Por isso, o princípio básico para todo o trabalho, do desenvolvimento à produção, deve ser sempre a segurança”.

Desde 1969, a Volvo Trucks mantém um Grupo de Investigação de Acidentes criado para pesquisar ocorrências envolvendo caminhões da marca. Fazem parte da equipe representantes da Suécia, Austrália, África do Sul, Europa e Ásia. Na investigação, são analisadas as causas dos acidentes e as lesões provocadas. Os resultados desses estudos são essenciais para o desenvolvimento de melhorias em novas gerações de produtos.

A Volvo foi pioneira e está na vanguarda em segurança, que costuma ser trabalhada de forma a minimizar riscos e prevenir acidentes. A segurança passiva envolve os dispositivos que reduzem as consequências quando ocorre o acidente. Um dos exemplos mais conhecidos é o cinto de segurança. A segurança ativa envolve os sistemas que ajudam o motorista a evitar acidentes, como o controle eletrônico de estabilidade (ESP), o alerta de mudança de faixa (LKS) e o radar anticolisão (ACC2).

Ao adquirir um produto Volvo, além do acesso aos treinamentos, o cliente recebe o Manual do Motorista, que contém todas as características técnicas de veículo, além de orientações para a sua utilização e manutenção na rede de concessionárias. Também são abordadas questões ambientais relativas ao descarte de componentes do veículo e questões de segurança relativas à sua condução e manutenção. Esse Manual é constantemente atualizado, assim como os demais materiais de comunicação da Volvo.

Em 2011 e 2012, a Volvo do Brasil não recebeu sanções administrativas, judiciais ou outras multas relacionadas aos produtos ou a impactos causados na saúde e na seguraça dos consumidores. Também não foram registradas multas significativas relativas à rotulagem de produtos.

Programa Volvo de Segurança no Trânsito

Tendo em vista que 90% dos acidentes acontecem por falhas humanas, além de agregar novas tecnologias a seus veículos, a Volvo promove e apoia iniciativas voltadas a estimular comportamentos mais seguros no trânsito e que beneficiam a sociedade como um todo, como o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST).


Desde 1987, o PVST vem atuando como catalisador e articulador, incentivando a educação, a geração de ideias e também promovendo o debate, a conscientização e o reconhecimento das iniciativas que contribuem de forma efetiva para gerar mais segurança no trânsito.