No segmento de equipamentos de construção, a Volvo Construction Equipment expandiu e aprimorou seus programas de treinamento para seus distribuidores nos últimos dois anos. Com as mudanças, foi criada uma área de Desenvolvimento de Competências e os programas passaram a ser estruturados em quatro eixos:
• Técnico: voltado aos mecânicos e técnicos de oficina e de campo
• Comercial: voltado aos vendedores e engenheiros de vendas
• Administrativo: para gestão de processos ou de sistemas
• Mercado: para operação de máquinas e manutenção básica dos equipamentos
A empresa oferece treinamentos tanto na sua sede de Curitiba (PR), quanto nos Centros Regionais de Desenvolvimento de Competências (CDCs). No final de 2012, existiam 8 CDCs com instrutores homologados pela Volvo e localizados em Salvador (BA), Contagem (MG), Porto Alegre (RS), Sumaré (SP), Palhoça (SC), Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia) e Buenos Aires (Argentina).
Para complementar os esforços de capacitação são oferecidos treinamentos à distância com aulas gravadas em vídeo, que possibilitam a formação dos profissionais da rede de distribuição em uma velocidade ainda maior.
Outra novidade da área de Desenvolvimento de Competências é o ECO Operador. Trata-se de um treinamento desenvolvido para oferecer ao operador um conhecimento mais apurado e detalhado de todas as atividades envolvendo a operação dos equipamentos, garantindo maior produtividade. Para essa atividade, a Volvo trouxe um simulador importado da Suécia que, ao reduzir o tempo de treinamento no equipamento real, diminui o impacto ambiental e o consumo de combustível e reduz o risco de acidentes para o operador em treinamento.