A Volvo realiza diversas atividades socioambientais voltadas à comunidade do entorno de sua fábrica de Curitiba (PR) na Vila São José do Passaúna, como o Programa Capoeira e Cidadania, atividades educativas, culturais e de empreendedorismo no Centro Volvo Ambiental, programas de educação financeira e doações de computadores para as escolas, além dos Programas Atleta do Futuro, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), e Aprendiz Automotivo Industrial, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
A empresa busca também contratar adolescentes do seu entorno para posições de aprendizes automotivos e administrativos. Para tal, mantém contato constante com os equipamentos sociais situados na comunidade onde está inserida, que indicam os jovens que atendem aos critérios para participação no programa.
A fim de que os diversos projetos estejam alinhados com as demandas e expectativas dos moradores, a empresa realiza a cada três anos uma pesquisa de imagem e satisfação envolvendo a comunidade e suas principais lideranças. Em 2011, a pesquisa envolveu uma amostra de 390 moradores e 9 líderes comunitários.
Cerca de 84% dos entrevistados considerava alta a importância da Volvo para a Vila, principalmente em razão dos projetos sociais realizados (47%), pela geração de empregos (34%) e pela contribuição ao desenvolvimento local (11%). Os projetos desenvolvidos pela Volvo também se mostraram conhecidos pela comunidade e haviam impactado diretamente 43% dos entrevistados, registrando um alto nível de satisfação de 74%.