Relatório de
Sustentabilidade 2011 / 2012

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Desde 1999, o Grupo Volvo realiza anualmente uma pesquisa de clima organizacional denominada de Volvo Group Attitude Survey (VGAS). Ao longo de mais de 10 anos, a principal métrica dessa pesquisa era o Índice de Satisfação do Empregado (ESI), que representava a satisfação do funcionário com seus colegas e com a liderança imediata.

Em 2011, a pesquisa passou por uma grande reformulação. Foi introduzido o Índice de Engajamento do Empregado (EEI), que mede satisfação e comprometimento. Além disso, a pesquisa passou a ser coordenada e tabulada globalmente por uma empresa especializada, possibilitando a comparação dos resultados do Grupo Volvo com outras companhias globais tanto do setor automotivo quanto de outras áreas. Na edição de 2012, foi incluído o Índice de Excelência em Desempenho (PEI) para medir atendimento de excelência, velocidade na execução e qualidade.

Essas mudanças estão em sintonia com estudos que indicam que apenas funcionários realmente engajados com o negócio são capazes de produzir a excelência. Os novos índices passam a verificar com mais precisão o quanto os empregados estão alinhados com o The Volvo Way e contribuindo para atingir os objetivos estratégicos da companhia. A mudança de foco, entretanto, não significa que a satisfação dos empregados deixou de ser mensurada. Pelo contrário, ela é revelada através da leitura de outros indicadores.

A participação dos funcionários é voluntária e a pesquisa pode ser respondida de qualquer computador com acesso à internet dentro ou fora da Volvo. As senhas para a participação são distribuídas pelas lideranças e o anonimato é garantido.

Após a divulgação dos resultados da pesquisa começam os workshops com a participação de todos os funcionários, para discutir os resultados de cada área e estabelecer planos de ação. As duas últimas edições da pesquisa realizadas com os funcionários da Volvo no Brasil registraram resultados acima da média do Grupo Volvo. Também geraram várias melhorias em infraestrutura na unidade de Curitiba, como a ampliação do estacionamento para funcionários, a construção de um novo restaurante, e a aprovação para a construção de um novo prédio administrativo, cujas obras estão em pleno andamento, e uma revisão na forma de gestão dos serviços terceirizados, entre outras.

PESQUISA DE CLIMA 2011

VOLVO NO BRASIL

GRUPO VOLVO

Índice de Engajamento do Empregado (EEI)

88%

76%

PESQUISA DE CLIMA 2012

VOLVO NO BRASIL

GRUPO VOLVO

Índice de Engajamento do Empregado (EEI)

90%

76%

Índice de Excelência em Desempenho (PEI)

87%

74%