Relatório de
Sustentabilidade 2011 / 2012

DIVERSIDADE

Como uma organização internacional, presente em mais de 190 países, a Volvo está consciente da importância de promover a diversidade entre os seus funcionários. O tema faz parte do Código de Conduta e do “The Volvo Way”, que ressalta a importância de transformar as diferenças em vantagens, aproveitando as diferentes habilidades, experiências, perspectivas e pontos de vista para aprimorar os relacionamentos e as práticas de negócios.

Há dois anos, o Grupo Volvo criou o DIL (Diversity and Inclusiveness Leadership), um treinamento sobre diversidade voltado às lideranças com o objetivo de conscientizar e disseminar o conhecimento e as habilidades necessárias para desenvolver líderes inclusivos e também construir uma organização mais inclusiva. Por sua importância estratégica, a partir de 2012, o DIL passou a integrar o conteúdo programático dos diversos cursos que compõem o Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Volvo (PDLV).

Incentivo à diversidade de gênero

Várias iniciativas estão em curso para aumentar a diversidade de gênero como, por exemplo, a recomendação para a participação de mulheres nos comitês seletivos e o trabalho conjunto com empresas especializadas em recrutamento e seleção para que, sempre que possível, incluam mulheres nos processos seletivos.

O Grupo Volvo vem desenvolvendo uma série de ações de respeito às necessidade específicas de suas funcionárias com investimentos no seu desenvolvimento profissional e nas melhorias das condições de trabalho para que, naturalmente por mérito, elas possam assumir mais posições de liderança na organização.

Apoio especial para as funcionárias retornarem ao trabalho após a licença-maternidade.

No Brasil, a Volvo concede seis meses de licença-maternidade e iniciou em 2007 um programa para que as mães possam retornar ao trabalho sem se afastar completamente do seu filho após o término dessa licença. O expediente é cumprido de forma integral, mas parte em casa e parte na empresa, prevendo uma carga de trabalho crescente nas dependências da empresa nos meses seguintes ao término da licença-maternidade até o bebê completar um ano.

 

2010

2011

2012

Número de funcionárias que saíram de licença-maternidade

16

20

31

Percentual de funcionárias que retornaram da licença-maternidade e permaneceram no mínimo 12 meses após o retorno

81%

100%

97%*

*Dados parciais calculados até abril de 2013.

Inclusão de profissionais com deficiência

A Volvo sempre buscou motivar a diversidade de sua força de trabalho, admitindo pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários. Em 2005 esse trabalho foi intensificado com o estabelecimento de uma parceria com a Unilehu – Universidade Livre para Eficiência Humana. Em 2006, numa parceria com o SENAI-PR a Volvo criou um dos primeiros cursos para o Mercado de Montador de Veículos Pesados para pessoas com deficiência, com duração de 100 horas e 15 vagas disponíveis.

Nos últimos anos, várias obras de infraestrutura foram realizadas nos edifícios da empresa, para adequações às normas de acessibilidade. Em 2012, a Volvo ainda não havia atingido a cota legal relativa ao número de profissionais com deficiência em relação ao quadro total de funcionários. Para 2013, a meta da organização é atingir esse patamar.

Em 2012, o Curso de Aprendizagem Industrial para Pessoas com Deficiência já estava em sua sexta turma. O curso é destinado a pessoas com deficiência física, auditiva e, com idade mínima de 18 anos e que tenham completado o ensino fundamental.

Outra iniciativa diferenciada nessa área é o cuidado com a inclusão das pessoas com deficiência na rotina interna. Desde 2007, de maneira pioneira, a Volvo oferece o curso de LIBRAS – língua brasileira de sinais – com o objetivo de capacitar os funcionários sem deficiência para a comunicação com pessoas surdas. Atualmente 48% do quadro funcional de pessoas com deficiência são surdas. Os cursos de LIBRAS para os funcionários são desenvolvidos no horário de expediente, sem custo para os participantes, e todo funcionário que tenha interesse pelo tema pode participar. Mais de 200 pessoas já fizeram o curso de LIBRAS para ouvintes, incluindo os três níveis disponíveis. Além disso, existe a constante preocupação em ensinar português aos funcionários com deficiência auditiva.

Estímulo aos jovens talentos

A formação de novos talentos é incentivada pela Volvo por meio de dois programas: o Programa de Estágio, realizado em parceria com universidades, e o Programa Aprendiz, em cooperação com instituições como a Elo Agência de Apoio Social e Ambiental, SENAI CIC e Boqueirão, Gerar, Cemade e Unilehu.

Em 2006, a empresa estendeu o seu Programa de Aprendiz para o entorno da fábrica de Curitiba (PR), passando a incluir jovens estudantes da escola José Fressato. Para promover uma melhor integração dos aprendizes, 15 dias antes do início do curso no SENAI, os jovens realizam várias atividades de ambientação. No período da manhã, o grupo tem aulas de reforço em português e matemática e, no período da tarde, visitam a empresa e recebem treinamento sobre as práticas de trabalho, de segurança, valores, cidadania, uso de uniformes, entre vários outros assuntos.

Os estagiários e aprendizes recebem, além da remuneração/bolsa-auxílio mensal, um amplo pacote de benefícios, que inclui assistência médica, odontológica, transporte, seguro de vida, auxílio-farmácia, auxílio-lentes e armações de óculos, vale-alimentação, cestas de Natal e acesso à Associação Viking.

A Volvo não tolera nenhuma forma de trabalho forçado, compulsório ou que desrespeite os direitos das crianças, e das comunidades indígenas tanto nas suas unidades quanto nas dos seus concessionários, distribuidores e fornecedores. A idade mínima de emprego é a idade da conclusão escolar em nível obrigatório ou conforme a legislação vigente.