Cristiano Pantolfo se destaca em curso do Projeto Profissionalizar e faz carreira na Tracbel.
Mantido pelo distribuidor Tracbel, o Projeto Profissionalizar já formou 460 jovens de 16 a 18 anos.
Criado em 1995 e coordenado pela Tracbel, distribuidor de equipamentos de construção, o Projeto Profissionalizar já formou 460 jovens de 16 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social que moram no entorno da empresa, localizada em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Os alunos frequentam as aulas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O curso de aprendiz de mecânica com iniciação à mecatrônica contempla ainda conteúdos de cidadania, como relações humanas, segurança no trabalho, higiene, prevenção à saúde, princípios éticos, atividades culturais, combate às drogas, etc. Os funcionários da concessionária instruem, corrigem e motivam os alunos.
Atualmente, o projeto acontece na matriz do grupo Tracbel, em Contagem. “Temos como meta expandir para as demais 26 unidades do grupo espalhadas pelo Brasil. É um sonho”, conta Monique Paula da Costa Diana, coordenadora pedagógica do Profissionalizar. Ela destaca a relevância da oportunidade para os alunos atendidos e a comunidade na qual estão inseridos: “Criamos condições para inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema regular de ensino, promovendo a sua integração à família e à sociedade e preparando-o como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade”.
O projeto é mantido pela Tracbel com parceria da Volvo Construction Equipment, que nos últimos dois anos investiu R$ 84.500 no projeto. O objetivo principal é formar os alunos para atuarem no mercado de trabalho, mas eles também têm a oportunidade de participar do processo seletivo para as vagas abertas na própria concessionária. Cristiano de Pinho Pantolfo, 23 anos, é um dos funcionários que vieram do Profissionalizar. Conheça sua história aqui.
Melhor Aluno, Ótimo Funcionário
Três promoções em quatro anos de trabalho. A trajetória de sucesso de Cristiano de Pinho Pantolfo, 23 anos, dentro da Tracbel teve início no curso oferecido pelo Projeto Profissionalizar.
Era 2006 quando Cristiano soube do curso, na época de auxiliar de mecânica geral, por meio de um amigo que era ex-aluno. “Era uma área em que eu me identificava e fui em busca de qualificação e inserção no mercado de trabalho”, diz. Ele foi o melhor aluno de sua turma. “Fiquei muito emocionado quando meu nome foi anunciado, meus familiares estavam presentes na formatura. A sensação é inexplicável, única e gratificante, todo o esforço e dedicação foram recompensados.” Como prêmio, ele foi conhecer a fábrica da Volvo em Pederneiras, São Paulo.
Quatro meses depois da formatura o rapaz foi contratado como ajudante de mecânico. Após dois anos, foi promovido a assistente administrativo da oficina e, em mais um ano, passou a consultor técnico. “Foi uma experiência gratificante em minha vida. Não se tratou apenas de crescimento profissional, mas também pessoal, pois eu era muito inibido e, no decorrer do curso, fui melhorando essa característica. Adquiri bastante conhecimento e continuo desenvolvendo minhas habilidades”, avalia. Em 2011, Cristiano assumiu a função atual: coordenador de contratos do Grupo Tracbel. E hoje cursa a faculdade de engenharia mecânica.