O Grupo Volvo busca o desenvolvimento contínuo do seu capital humano e a disseminação do conhecimento produzido no presente e requerido para o futuro, de forma a agregar valor ao negócio e criar vantagens competitivas. O investimento no capital intelectual é realizado através de programas de educação corporativa, possibilitando conectar as pessoas, processos, tecnologia e informação, a fim de gerar inovação, resultados e sustentabilidade para a empresa.
A empresa mantém um programa de educação que fornece bolsas de estudos para funcionários desde a complementação do ensino fundamental e médio até doutorado. Na área de educação complementar e técnica, os funcionários participam de treinamentos que abrangem cursos de natureza técnica-operacional e de desenvolvimento comportamental. Em 2013 e 2014, cada funcionário recebeu em média mais de 60 horas por ano de treinamento e desenvolvimento, realizados interna ou externamente, de acordo com a necessidade de cada um.
A empresa oferece - por meio do Programa de Educação Volvo (PEV) - bolsas de estudo com subsídios de 50% no ensino fundamental, médio, pós-médio, graduação, superior e pós-graduação (especialização, MBA, mestrado e doutorado). O aprendizado dos idiomas inglês e espanhol também é incentivado com subsídios de até 70%.
A Volvo também concentra esforços em parcerias estabelecidas com instituições de ensino (Universidade Positivo, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral, PUCPR, UNIFAE, UTFPR, entre outras) que permitem o compartilhamento de renomados profissionais e também desenvolvem projetos customizados para o negócio Volvo. Um exemplo é o MBA Volvo de Liderança e Gestão de Pessoas, criado em 2007 e estruturado em parceria com a Universidade Positivo. O curso destina-se tanto para os funcionários da Volvo quanto para os profissionais do mercado. Em 2014, o Grupo Volvo inaugurou na Suécia a sua Universidade Corporativa para oferecer aos funcionários de todo o mundo cursos presenciais, à distância e de forma mista nas áreas de gerenciamento de projetos, engenharia e compras, operações, liderança, gestão, entre outras.
Desenvolvendo lideranças para um novo futuro
A Volvo já atua há vários anos com o objetivo de formar e desenvolver seus atuais e futuros líderes. Um marco recente foi o redesenho do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Volvo (PDLV), em 2012, para adequá-lo ao conceito de Pipeline de Lideranças adotado pelo Grupo Volvo.
O primeiro ciclo dos módulos coletivos dessa nova fase do PDLV foi encerrado em outubro de 2014. O Programa formou 153 alunos, além de mobilizar mais de uma centena de pessoas entre funcionários, professores, fornecedores e representantes das cinco instituições de ensino participantes. Também buscou disseminar o conhecimento para toda a equipe da Volvo por meio de dezenas de palestras e eventos abertos. Em 2014, a Volvo foi listada entre as melhores empresas para liderança no Brasil, juntamente com a HP, GE, IBM, Unilever e Ambev, em um estudo liderado pelo Hay Group – uma das mais renomadas consultorias internacionais na área de gestão de negócios. Também mereceu destaque em “Desenvolvimento para todos”.