Desde 2005, a Volvo patrocina o Projeto Capoeira e Cidadania, realizado pela Associação Viking por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “Trata-se de um potente instrumento de socialização e cidadania, no qual a comunidade do entorno da fábrica, seus funcionários, dependentes e familiares passam a perceber seu papel na sociedade e seu comprometimento e responsabilidade na melhoria do mundo em que vivem”, define Eduardo Giglio, gerente da Associação Viking e responsável pelo projeto. “Um tema sempre presente durante as aulas é o respeito à diversidade, seja ela cultural, racial, de gênero ou sob qualquer aspecto”, completa.
Os anos de 2013 e 2014 foram bastante movimentados no projeto, que atende crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos matriculados na rede pública. Além das aulas regulares, houve diversos aulões de integração e temáticos, como no carnaval e na Páscoa, participação em campeonatos, aulas com feras da capoeira e até uma apresentação para um rei!
Cerca de 300 pessoas participaram, em 2013, do curso de aperfeiçoamento técnico com o vice-presidente da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira Antônio Marcelo Trindade (Mestre Cobra) e os professores Wladimir Vellasco (Coala) e Luiz Eugênio Castanho de Almeida (Cavalo). No mesmo ano, dez alunos do projeto competiram e outros 36 assistiram, em Florianópolis, à competição da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira entre os três estados do sul do Brasil, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O monitor Daniel Ribeiro Sanches consagrou-se campeão em sua categoria; o aluno Maykeel Alves Guimarães e o monitor Valdinei Ribeiro da Silva foram 2º e 3º lugares, respectivamente, nas categorias em que participaram.
Com mais de 200 capoeiristas presentes, os Jogos Sul Brasileiros de Capoeira foram realizados em Curitiba em 2014. A equipe de alunos mais graduados do Projeto Capoeira e Cidadania se saiu muito bem na competição, inclusive com alunos sendo premiados em suas categorias.