Mais de 25 mil jovens em situação de vulnerabilidade social aproveitaram a chance de formação profissional oferecida em quase quatro décadas do Projeto Pescar. Essa história começou lá em 1976, quando o empresário Geraldo Linck, distribuidor de equipamentos de construção da Volvo no sul do país, presenciou um menino assaltando um idoso e resolveu fazer algo para mudar aquela situação de violência. Inspirado pelo provérbio chinês “Se quiseres matar a fome de alguém, dá-lhe um peixe. Mas, se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensina-o a pescar”, Linck abriu as portas da sua empresa para que 15 jovens em vulnerabilidade social aprendessem uma profissão.
De lá para cá, a então “Escola Técnica Linck” ganhou a força de uma rede de parceiros e empresas mantenedoras que participam do projeto sob a coordenação da Fundação Projeto Pescar (FPP). A iniciativa funciona em dez estados brasileiros, no Distrito Federal, e conta com 23 unidades na Argentina, 2 no Paraguai e 1 em Angola.
A Volvo CE apoia o Projeto Pescar como uma das empresas mantenedoras, direcionando recursos financeiros. Nos anos de 2013 e 2014, foi investido um total de R$ 200 mil no projeto. A Linck e as concessionárias de ônibus e caminhões Dicave e Treviso atuam como organizações parceiras, oferecendo o espaço físico, recursos de apoio e talentos humanos para que os programas de formação sejam realizados em suas instalações.
A Linck, que distribui os produtos Volvo CE nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foi a grande pioneira no projeto. Já formou mais de 1.600 jovens no curso de iniciação profissional em manutenção mecânica veicular nas suas unidades de Eldorado do Sul (RS) e Palhoça (SC). Todos os anos, centenas de jovens com idades entre 16 e 19 anos se candidatam a uma vaga do Projeto Pescar na Linck. Em 2014, empresa ofereceu um total de 40 vagas, sendo 20 para cada unidade. Além da formação profissionalizante e técnica, os alunos também aprendem conceitos de cidadania e aspectos voltados ao autoconhecimento, ao resgate da autoestima e à melhoria do convívio em sociedade.
A Dicave, concessionária Volvo com sede em Itajaí e que tem como área de concessão todo o estado de Santa Catarina, oferece desde 2009 o curso de manutenção mecânica veicular. A unidade já formou 59 jovens, sendo que 21 foram contratados após a conclusão do curso pela empresa e dez permanecem como funcionários.
Atuando nos estados de Minas Gerais e Rio fissional em manutenção mecânica veicular. Desde 2006, a Treviso já capacitou 189 jovens nas unidades de Betim (MG) e Duque de Caxias (RJ).