2014 - Seminários Volvo Zero Acidentes
Entre setembro e novembro de 2014, o PVST promoveu quatro Seminários Volvo de Segurança Zero Acidentes no Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Os encontros regionais reuniram mais de 450 lideranças do setor de transporte de cargas.
Um dos caminhos apontados durante as discussões para atingir a visão de futuro Zero Acidentes foi a adoção da certificação ISO 39001. A norma contempla diversos itens e critérios
fundamentais para a gestão em segurança viária, como engajamento das lideranças da empresa, motoristas bem treinados e com jornadas de trabalho adequadas, análise dos acidentes
para reduzir riscos, programas de renovação e manutenção da
frota. Outro resultado importante dos seminários foi a sensibilização dos sindicatos e federações de transportes de cargas
para a importância estratégica dessas entidades nas questões
relacionadas à segurança viária.
2013 - Seminário Volvo de Tecnologias de Segurança e Comportamento Seguro
As tecnologias mais recentes de segurança para caminhões e os dispositivos que serão usados no futuro foram os destaques do seminário realizado em setembro de 2013 na cidade de São Paulo para a imprensa especializada.
O diretor de segurança da Volvo Trucks Corporation, o sueco Carl-Johan Almqvist, falou sobre as tecnologias lançadas recentemente para aumentar ainda mais a segurança nos caminhões, como o LKS (Lane Keeping Support, ou Monitoramento da Faixa de Rodagem), o DAS (Driver Alert System, ou Detector de Atenção) e o LCS (Lane Change Support, ou Sensor de Ponto Cego), um sistema com um radar que informa se há um objeto ou veículo à direita do caminhão em troca de faixa. Almqvist abordou ainda o que os pesquisadores do Grupo Volvo estão projetando para o futuro nesse segmento.
A pesquisadora brasileira Nereide Tolentino, especialista em desenvolvimento comportamental, apresentou os resultados de uma pesquisa sobre o perfil do motorista profissional brasileiro.
Fórum Volvo
Nesse evento, realizado em São Paulo, foi apresentado e debatido o resultado de uma pesquisa inédita no Brasil, encomendada pelo PVST, sobre a imagem do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) perante a sociedade. A pesquisa confirma a percepção da tendência de falta de mão de obra especializada no setor de transporte. Do total de entrevistados, 77% não gostariam de trabalhar no setor e outros 70% não gostariam de ser empreendedores na área de transporte. Além disso, entre os 15% que têm informação sobre o setor, 61% acreditam no colapso do transporte de cargas por falta de infraestrutura (64%) e falta de mão de obra qualificada (23%).
O sueco Carl-Johan Almqvist, diretor de segurança da Volvo Trucks Corporation, abordou também o papel do motorista de caminhão, peça-chave do futuro do transporte de cargas, suas habilidades e suas necessidades diante do desenvolvimento da tecnologia e como esta vai facilitar a vida do motorista profissional.
Especialistas e representantes do TRC discutiram e apontaram possíveis soluções para equacionar alguns dos maiores problemas deste setor no Brasil, que envolve o motorista profissional de caminhões: a falta de motoristas na quantidade e na qualificação necessárias para atender a demanda do mercado e como combater a droga, a fadiga e o sono dos caminhoneiros ao volante.