De segunda a sexta-feira às 8 horas da manhã a cena se repete: 24 jovens em situação de vulnerabilidade social chegam à Tracbel, em Contagem (MG), prontos para mais um dia de aprendizagem. Até as 17h, eles frequentam o curso gratuito de aprendiz de mecânica com iniciação à mecatrônica.
Atuar de forma responsável na sociedade é um dos princípios da distribuidora de equipamentos de construção, que criou o Projeto Profissionalizar em 1995. Lá os alunos, todos do entorno da empresa, não aprendem apenas uma profissão, mas também a serem cidadãos. Eles recebem noções de relações humanas, segurança no trabalho, higiene, prevenção à saúde, princípios éticos, atividades culturais, combate às drogas, e outras. “Promovemos a integração do jovem à família e à sociedade, preparando-o como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade”, afirma Monique Paula da Costa Diana, coordenadora pedagógica do Profissionalizar.
Para ingressar no projeto Profissionalizar, que tem o apoio da Volvo Construction Equipment, os candidatos devem estar matriculados no ensino médio regular, ter entre 16 e 19 anos de idade e bons antecedentes. A iniciativa contribui para a emancipação econômica dos jovens e de suas famílias, promovendo o desenvolvimento e a paz social.
Nesses quase 20 anos, o projeto formou 510 jovens, que chegam melhor preparados ao mercado de trabalho, além de participar do processo seletivo para as vagas abertas na própria concessionária. Nos anos de 2013 e 2014 a Volvo investiu R$ 107.500,00 no projeto.