Nas fábricas de Curitiba e Pederneiras, todos os setores estão certificados pelo Sistema de Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18001). A empresa realiza vários programas e ações educativas em segurança, voltados à promoção da saúde, de ambientes de trabalho mais seguros, focando também a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho tais como: proteção respiratória, conservação auditiva, comportamento seguro, integração de novos funcionários, oficinas de segurança, simulados de emergências, treinamentos específicos para áreas como de Equipamentos de Proteção Individual, Equipamentos de Proteção Coletiva, entre outros.
O cuidado ativo é uma das práticas que permeiam as ações da Volvo para garantir a segurança de seus funcionários no trabalho, estimulando-os também a estender essa atitude na sua vida pessoal. A Volvo utiliza três ferramentas de segurança, que são disseminadas com o apoio de multiplicadores internos especialmente capacitados.
- Diálogos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente: realizados periodicamente, estimulam a prevenção de acidentes por meio de mensagens simples e objetivas aplicadas nas equipes autogerenciáveis (EAGs) e em grupos de trabalho.
- FOCO (Ferramenta de Observação e Abordagem Comportamental): estabelece critérios para observações e abordagens em segurança. A partir deles, lideranças treinadas conversam com os funcionários sobre os riscos existentes em suas atividades, reforçando comportamentos seguros e prevenindo ou corrigindo comportamentos de risco.
- Comportamento Seguro: treinamento realizado mensalmente na integração de novos funcionários, reforçando os princípios e práticas da empresa.
Todos os funcionários da Volvo são representados por comitês formais que discutem assuntos relacionados à saúde e à segurança ocupacional: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Comissão de Fábrica e o Comitê de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. A CIPA é formada por representantes eleitos pelos funcioná- rios e indicados pelo empregador, em uma percentagem igualitária. A Comissão de Fábrica é formada por representantes eleitos pelos funcionários e atua como facilitadora nas negociações entre os empregados e a diretoria da empresa. O Comitê de Saúde, Segurança e Meio Ambiente é formado por representantes do Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e pelas lideranças das áreas, e tem o papel de acompanhar os indicadores, propor soluções e tomar decisões relacionadas a essas áreas. A Volvo também possui um Acordo Coletivo formalizado junto ao Sindicato dos Metalúrgicos, o qual contempla diversas cláusulas relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalhador.
A Volvo monitora seu desempenho em saúde e segurança através de indicadores proativos e reativos como horas de treinamento em saúde e segurança do trabalho, índice de prevenção de acidentes, taxa de frequência, taxa de gravidade, incidência de doenças ocupacionais, fator acidentário de prevenção, percentual de funcionários com colesterol elevado, percentual de funcionários com peso saudável, etc. Esses dados estão disponíveis para consulta pelos funcionários através do sistema de gestão da Volvo na intranet.